quarta-feira, 31 de março de 2010

Tarte de Maçã com Bage Cremin e Amêndoa


No domingo de pizza fiz para sobremesa esta tarte de maçã, muito simples graças à preciosa ajuda do Bage Cremin, e muito deliciosa. Usei ainda amêndoa moída e laminada que tínha em pacotes.
Todos gostam deste género de sobremesas pois não são nada enjoativas daí ser muito frequente fazer em casa.


Ingredientes:

- 1 massa folhada;
- Bage Cremin;
- 1 Maça Gold;
- Amêndoa em pó ( usei cerca de 70 gr );
- Amêndoa Laminada;
- Canela em pó;
- Açúcar.

Numa tarteira colocar a massa folhada. Fazer o Bage Cremin e adicionar a amêndoa em pó, misturando muito bem. Colocar o preparado no fundo da tarteira. Por cima dispôr a maçã, polvilhar com açúcar e canela. Levar ao forno até ficar cozida. Antes de retirar colocar a amêndoa laminada e deixar mais um pouco no forno até ganhar um pouco de côr.

Fica uma tarte deliciosa e com amêndoa que a enriquece fica mesmo um miminho muito prazerouso :)

Gosto imenso de convidar família e de estarmos todos juntinhos!!! São estes os momentos que me deixam feliz e são estes momentos que dou realmente valor e importância. Sim, dinheiro, saúde, tudo isso é importante, mas a verdade é que sem família que se ama ninguém, por mais dinheiro e saúde que tenham, será verdadeiramente feliz. Por isso prezem muito bem a família e amizades, e eu, Graças a Deus, tenho algumas. Contam-se com os dedos de uma mão mas ao menos sei que são verdeiras e de coração e que posso sempre  contar com elas!!!! Por isso, a todos os meus amigos fisicos e virtuais, um beijo carinhoso enorme e obrigada por tudo.


Domingo de Pizzas!!


Toda a minha família é grande apreciadora de pizza. Os meus avós até costumam fazer em casa deles. Compram as bases e recheiam bem a gosto!! Por isso lembrei-me de os convidar todos a comer pizzas em nossa casa!! Juntámo-nos num domingo de tarde e foi até enfardar!! Eheh.
Foi uma tarde muito bem passada, jogou-se, cozinhou-se, comeu-se, brincou-se, etc!!! Para repetir a dose com toda a certeza.
Desta vez dupliquei a receita da massa e deu para três pizzas!! Duas grandes e uma individual. Foi tudo, penso que só sobrou uma fatia pequena!! eheh.



Ingredientes:

- Azeite;
- Polpa de tomate;
- Queijo emental ralado;
- Cogumelos laminados;
- Pimento verde;
- Bacon às tiras;
- Fiambre;
- Mozarella fresca;
- Tempero de ervas para pizza ( da Margão );
- Oregãos;
- Azeitonas pretas.

Fiz a massa na MFP e estiquei-a, colocando-a depois nos respectivos tabuleiros e travessas. Para o recheio costumo fazer o seguinte: coloco um fio de azeite na base e espalho, neste caso usei o pincel de silicone. De seguida coloco polpa de tomate e um pouco de emental ralado por cima. Depois sim coloco o pimento, bacon, etc. No fim coloco mozarella fresca, oregãos e tempero para pizzas. Gosto também de terminar com um fio de azeite e azeitonas para quem gostar. Este recheio é o preferido de todos nós daí não variarmos muito nesse aspecto. A única novidade foi mesmo o tempero da Margão que nunca tínha usado e que é óptimo. Confere um excelente aroma e um pouco de picante também. Levei-as ao forno até ficarem a gosto e foram logo servidas!!! E sabem que mais? Voaram...eheh, por isso só pode ser bom sinal!!

terça-feira, 30 de março de 2010

Salmão com Grão de Bico e Broa


Muito raramente faço grão em casa pois comprava sempre seco e demorava imenso tempo a demolhar e a cozinhar, e para nós dois acho que não compensava o tempo usado nisso tudo. Mas destas últimas compras resolvi trazer uma lata de grão cozido para experimentar. Pois bem, adorei o resultado. O sabor do grão é delicioso e vem mesmo no ponto de ser usado. Lembrei-me de fazer com salmão e adicionar broa que é sempre uma excelente combinação. E claro, azeite, esse nunca, jamais pode faltar na nossa mesa!!


Ingredientes:

- 2 lombos de salmão;
- Alho em pó;
- Azeite;
- Sal, q.b.;
- Pimenta preta;
- 1 lata de grão de bico ( usei da marca Continente );
- Broa de milho;
- Azeite.

Numa frigideira cozinhei os lombinhos de salmão em azeite e temperei com alho em pó, pimenta e sal. Depois de cozinhados desfiz em lascas. Numa travessa de ir ao forno misturei o grão com o salmão e por cima coloquei broa e azeite. Levei ao forno até ganhar alguma côr. Adorei a combinação dos sabores. As únicas formas que tínha comído grão era com bacalhau e agora já sei como voltar a fazer. Ficou aprovadíssimo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Bolo de Bolacha


Vou aqui postar uma receita que tenho a dizer muito sinceramente que não gostei minimamente e o Bruno também!!! Eu sei que o meu amor gosta muito de bolos de bolacha e como sou uma querida para ele lá tirei uma receita da Net ( não sei de onde sinceramente que pesquisei imenso ). Pois a receita que tirei julgo que é uma das bases que é feita com margarina, muita margarina!! Eu já de mim não era grande apreciadora mas agora é que não volto a fazer mesmo! Pelo menos tão depressa. Ficou hiper enjoativo e é simplesmente demasiada margarina!!
Custa-me imenso dizer mas foi tudo para o lixo! Não encontrei forma de reaproveitar isto e só Deus sabe o que me custou, pois se há coisa que detesto é colocar comida para fora.
No entanto deixo a receita, isto são gostos, eu sei que há quem goste desta variante mas eu não fui uma dessas!!

Ingredientes:

- 2 pacotes de bolacha Maria ( só usei um, e ainda bem );
- 250 gr. de manteiga;
- 250 gr. de açúcar fino;
- 3 gemas de ovo;
- Café açúcarado;
- Bolacha ralada para decorar.

Com a batedeira bater a manteiga com o açúcar e as gemas até ficar um creme homogéneo. Para proceder à montagem do bolo basta demolhar as bolachas em café e colocá-las numa travessa. Ir intercalando bolachas com o creme tendo de terminar com creme e cobrir à volta. Por cima colocar bolacha ralada e levar ao frio.

Um dos problemas, além da manteiga que leva, foi o açúcar. Coloquei branco fino mas sentia-se a trincar e não gosto nada disso. Outro problema foi o facto de ter passado as bolachas por café frio, pois li que quente elas derretiam-se todas. Devería ser morno!! Como vêm pela foto em baixo as bolachas ficaram secas!

Se voltar a fazer este bolo será com outro creme, pesquisei alguns que devem ser bem saborosos. Para já não volto a fazer.

Arroz Malandrinho de Couve e Pimento


Aqui fica a proposta de um arroz bem malandrinho e que tenho a dizer-vos que é uma delícia!!! Pode ser servido como acompanhamento se bem que para mim foi mesmo refeição principal!! Tínha couve branca e couve roxa para gastar e tive esta ideia de aproveitar num arroz bem simples mas que fica com uma graça enorme devido à sua côr.
Experimentem e não se vão arrepender. Eu amei!!! Escusado será dizer que o Bruno comeu outra coisa e nem se atreveu a provar da minha paparoca!! Nem sabe o que perdeu :)

Quero também pedir-vos desculpas enormes pela minha ausência!! Tenho visitado os blogues mas simplesmento não tenho tido cabeça para comentar!! Está tudo bem, não se preocupem, mas simplesmento sinto que preciso de umas férias!!!

Vamos então à receita.


Ingredientes:

- 1/2 cebola;
- 2 alhos picados;
- Azeite q.b.;
- Pimento verde a gosto;
- Couve branca;
- Couve roxa;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 2 colheres de sopa de Vinho do Porto branco;
- Arroz q.b.;
- Àgua quente para a cozedura;
- Sal, q.b.

Num tacho pequeno fazer um refugado com a cebola picada, alhos e azeite. Depois de a cebola ficar translúcida adicionar a couve picada e o pimento. Deixar uns minutos. Adicionar a margarina e o vinho, mexer muito bem e deixar cozinhar mais um pouco. De seguida adicionar o arroz, mexer até ficar translúcido e ir adicionando aos poucos a àgua quente. Temperar com sal a gosto e deixar cozinhar completamente. Servir de imediato.

As quantidades foram todas a olho, no entanto este arroz deu-me para duas refeições.  


Ficou muito cremoso e o sabor é de facto delicioso!!! Vou repetir de certezinha e já esta semana!!! Ainda tenho mais couve :)


Espero que tenham gostado!!

Beijinho muito grande e boa semana!!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Guisado de Frango com Tofu


Bom dia!!! Sei que tenho andado um pouco ausente dos vossos cantinhos, e até mesmo do meu, mas estou a precisar de umas férias e descanso e até disto!!!!
Bem, num dos nossos jantares usei tofu que já tínha congelado e frango!!! Fez-se uma refeição bastante simples e bem deliciosa!! O óptimo do tofu é que ele fica com o sabor que cada um desejar. Ele absorve todos os aromas daí ser ideal para quase todo o género de refeições.



Ingredientes:

- 1 cebola;
- Azeite;
- 1 tomate;
- Pimento;
- 1 peito de frango;
- Tofu ( usei 2 tiras );
- Pimenta preta;
- 1 lata de cogumelos;
- Vinho branco, q.b.;
- Sal, q.b.

Num tacho fazer um refogado com cebola e azeite. Depois de a cebola estar transparente adiciona-se o tomate e o pimento. Deixa-se refogar e de seguida reduz-se a puré. Junta-se o frango cortado em quadrados pequenos e deixa-se cozinhar uns minutos. De seguida adicionar o tofu em cubinhos, cogumelos e temperar com sal, pimenta e vinho. Deixem cozinhar completamente.

Acompanhei com puré!!!!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Massada de Salsichas, Fiambre e Cogumelos - Feito pelo Bruno


Não sou das maiores apreciadores de salsichas de lata, no entanto, aquelas que ainda me dão algum gosto a comer são as alemãs que são bem mais saborosas e estaladiças por fora. Agora ou se compram frescas ou dessas alemãs.
Nos sábados, como é costume, é o meu amor quem faz o almoço e é óptimo chegar a casa esfomeada e ter a comidinha bem quentinha já servida ou quase por servir. Ele sabe bem o que gosto e o que ele gosta e por isso fez esta massada deliciosa.
Não sei ao certo como fez mas basicamente usou salsichas, fiambre, cogumelos, vinho tinto (q.b.), natas de soja, azeite e colocou também um caldo de tempero para bifes. Cozeu massa à parte e depois juntou. Ficou divinal e eu vínha com uma fome de doidos!!


quinta-feira, 18 de março de 2010

Bolo de Chocolate com Farinha Integral


Regra geral baseeio-me sempre na mesma receita de bolos. É rápido e apenas altero o ingrediente que terá mais destaque. Já não fazía há algumas semanas um bolinho e isto foi a única coisa que cozinhei em todo o fim de semana!! Tive de férias de cozinha! :)

Ingredientes:

- 1 e 1/2 chávena de açúcar;
- 5 ovos;
- 1/2 pacote de chocolate em pó ( cerca de 70gr );
- 1 e 1/2 chávena de farinha integral;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 1/4 de chávena de leite.

Bater tudo muito bem com a batedeira ( fiz assim pela primeira vez pois normalmente uso uma vara de arames ), começando por bater o açúcar e os ovos e de seguida os restantes ingredientes. Colocar numa forma e levar ao forno a 180ºC. Ficou muito macio pois foi mesmo muito bem batido. Agora vou fazer sempre assim se bem que para o chocolate convém usar outra coisa pois fiquei com chocolate em pó em todo o lado!! eheh.

Espetadas de Peixe Grelhadas com Salada Fria de Arroz


Lembram-se deste arroz ?? Pois bem, como tínha mencinado serviu de acompanhamento para mais uns jantares e de preferência com grelhados. Tínha no congelador umas espetadas de lula com camarão e foi isso mesmo. Tínham-me perguntado no outro post o porquê de eu passar o arroz por àgua fria depois de cozer. Pois bem, isto é uma salada que gosto fria daí fazer isso. No entanto dá para misturar com o arroz quente só que vai cozinhar os restantes ingredientes e perdem o seu bom aroma e ficam moles, e para conservar convém que seja fria mesmo!! No entanto cada um faz como desejar. Podem ainda adicionar delícias do mar, ovo cozido, etc. Só não usei porque depois era muita quantidade!!




quarta-feira, 17 de março de 2010

Sandes no forno


Já tínha visto este género de refeição em vários blogues e a vontade de experimentar já era muita, então para um dos nossos jantares foi mesmo isso que saíu. Uma, neste caso duas, sandes no forno. O resultado até foi bastante agradável, uma espécie de pizza em camadas ( tal como os ogres têm camadas também as pizzas podem ter camadas, lol ), e como gosto imenso de pizza não há como não gostar disto.


Ingredientes:

- 6 fatias de pão de forma;
- Queijo;
- Tomates;
- Oregãos;
- Pimento;
- Polpa de tomate;
- Rodelas de Chourição;
- Queijo ralado emental;
- Azeite.

Numa travessa coloca-se 2 fatias no fundo e vão-se criando as camadas a gosto. Eu usei os ingredientes a cima mencionados sem nenhuma ordem. O tomate usei cortado em rodelas finas. Depois de rechear a gosto termina-se com pão e polvilhei com queijo e oregãos. Levei ao forno até ficar com este aspecto e coloquei um fio de azeite por cima.

Lasanha de Atum e Cogumelos


Aqui está uma lasanha que se faz em 30 minutos ou até menos!! Ideal para uma refeição rápida e por outro lado deliciosa. Tínha umas placas de massa fresca por gastar e lembrei-me de lhes dar este uso. Juntei ainda o atum que nunca tínha experimentado e que adorei. Fica com um sabor mesmo óptimo. O Bruno gostou imenso.


Ingredientes:

- 4 placas de lasanha fresca;
- 2 latas de atum;
- 400 ml. de bechámel;
- 1 lata de cogumelos laminados;
- Queijo ralado emental.

Poucos ingredientes e muita satisfação ao comer. Apenas colocar um pouco de bechámel no fundo de uma travessa de ir ao forno. De seguida uma placa de lasanha, por cima atum e cogumelos e mais bechámel. Na camada do meio coloquei apenas cogumelos e terminei com camada de atum. Por cima coloca-se a última placa de lasanha, bechámel e queijo ralado. Vai ao forno a 220ºC até ficar a gosto.


terça-feira, 16 de março de 2010

Almoço de Domingo em Casa dos Avós - Arroz de Galo e Morangos com açúcar e Vinho do Porto


Mais um Domingo maravilhoso a almoçar em casa dos meus avózinhos lindos. Desta vez a cozinheira foi a minha avó que faz uma comida fantástica e que está linda no foto. Por sorte esteve também um dia lindo de sol do qual já tínha taaantas saudades.
A ementa foi:

- Bacalhau temperado à avós ( como entradinha para preparar o estômago );
- Arroz de Galo;
- Morangos com Açúcar e Vinho do Porto.

Bem, quanto ao bacalhau já mencionei aqui mais vezes que é DIVINAL!! Tem o toque especial deles e é sempre uma maravilha. O miminho especial deles para mim pois sabem que adoro e fazem questão de cozer uma posta a pensar na netinha!! Digam lá que não são uns amores!!!


O arroz estava igualmente delicioso. Carne bem guisada que até se soltava do osso e com um arroz que estava bem molinho como todos nós gostamos. Devo dizer que repeti a dose!! eheh. Aos Domingos ninguém perdoa, chego ao fim do dia empaturrada!!


Digam lá que não tem bom aspecto!!!! Bem malandrinho e bem temperado!!!!


Para a sobremesa, e porque começa a ser a época deles, os maravilhosos morangos com açúcar ( e não falo da série da TVI, estes são mesmo bons ) e ainda com Vinho do Porto.


À noite fomos jantar a casa dos pais do Bruno. Repetiu-se a dose!! EHEH. Saímos de lá sempre empaturrados. Não tenho fotos mas a ementa foi a seguinte:

- Sopa de Peixe;
- Coelho guisado, carnes grelhadas com arroz de ervilhas e salada;
- Bolo de amêndoa;
- Pudim;
- Gelatina.

Conclusão, não cozinhei este fim de semana e cheguei ao fim com o estômado dilatado, eheh.


Salada fria de Arroz com Costeletas Grelhadas ( + Vídeo da Lara )


Na semana passado o Bruno disse-me que lhe apetecía uma salada de arroz como já tínha feito há mais tempo. Para satisfazer a sua vontade fomos comprar os ingredientes e fiz logo para o jantar. O bom deste salada é que feita em quantidade dura muitos dias no frio e serve como acompanhamento ideal para comidas, especialmente grelhados.


Ingredientes:

- 1/2 pepino;
- Pimento a gosto;
- 2 tomates;
- 1 lata de milho;
- 2 latas de atum;
- Azeite;
- Sal;
- Vinagre.

____________

- Arroz cozido branco sem sal;

- Costeletas.

Para a salada basta apenas cortar todos os ingredientes para uma taça, temperar a gosto com azeite, alho e vinagre e adicionar o arroz cozido e passado por àgua. Misturar muito bem e já está. Grelhámos também duas costeletas com apenas sal. Ficou óptimo e sabe mesmo bem ainda não sendo Verão.


É um pratinho muito simples e tanto pode servir de acompanhamento como de prato principal.


Vejam o vídeo da primeira visita da Lara à praia ou visitem o BLOG dela:


quinta-feira, 11 de março de 2010

Grelhados Mistos com Ananás e Esparguete


Na sexta-feira passada foi um dia complicado por muitos motivos e cheguei ao final do dia estafadinha e sem vontade nenhuma de fazer nada. Para melhorar as coisas saí do meu trabalho às 20h20. Conclusão, a única coisa que não apetecía fazer ao chegar a casa era cozinhar e é das coisas inevitáveis pois a malta tem de se alimentar. O Bruno disse que por ele comía um hamburguer grelhado e foi isso mesmo.

Ingredientes:

- 2 Hamburguers congelados de vaca;
- 2 Salsichas frescas de perú;
- Sal. 

Simplesmente grelhei tudo e temperei com sal a gosto. Fiz também esparguete simples e no meu prato coloquei ainda uma rodela de ananás que gosto muito com este género de comidas. E assim foi, simples mas ficámos satisfeitos!  

quarta-feira, 10 de março de 2010

Arroz de Pérolas e Delícias do Mar com Ervilhas


Para o jantar de Domingo fiz este arroz muito simples e rápido que se come ainda mais depressa. E como andava com desejos de Gelados do McDonalds o meu lindo amor que tanto amo fez-me a vontade e levou-me até lá!! É mesmo um amor... contínua assim lindo, a fazer-me as vontadinhas todas :) Ahh, e obrigada pelos gelados!!!

Quero também deixar aqui os parabéns a uma menina e amiga linda que hoje faz aninhos!! É uma bimbólica autêntica e faz um casalinho lindo com o seu marido!!!! Beijinhos enormes para ti linda e que contes muitos mais anos sempre assim feliz!!!


Ingredientes:

- Azeite;
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate;
- 1 embalagem de pérolas do mar;
- Tempero de alho e cebola;
- 50 ml. de vinho tinto;
- 1 caldo de peixe;
- Oregãos;
- 1 malagueta;
- Arroz;
- Àgua q.b.;
- 4 delícias do mar;
- Ervilhas.

Num tacho colocar no fundo um fio de azeite, a polpa de tomate, pérolas do mar e temperar com alho e cebola, malagueta, vinho tinto, o caldo de peixe e oregãos. Deixar cozinhar bem. Adicionar arroz, àgua e as ervilhas e deixar cozinhar completamente. Um pouco antes de retirar do lume colocar as delícias do mar cortadas. Servir de imediato.


terça-feira, 9 de março de 2010

Ravioli de Carne com Caril de Salsichas frescas de Perú e Ananás


E as massas continuam a reinar em nossa casa!! Não há forma de a malta de fartar delas, antes pelo contrário. Tenho andado agora numa de experimentar as variedades frescas do Modelo e tenho gostado imenso das diferentes variedades. Desta vez trouxémos ravioli de carne.


Ingredientes:

- Ravioli de Carne;
- Àgua;
- Sal.

__________

- Azeite;
- 2 salsichas frescas de perú;
- 2 colheres de sopa de vinho tinto;
- Alho em pó;
- Pimenta preta;
- 1/2 garrafa de leite de côco;
- 50 ml de natas de soja;
- 1 rodela de ananás;
- Sal, q.b.;
- 1 colher de chá de caril;
- 2 colheres de sopa de Sementes de linhaça;
- Tomilho q.b.

Numa frigideira colocar umn fio de azeite, vinho tinto, as salsichas e alho em pó. Deixar cozinhar. Cortar as salsichas em bocados, depois de cozinhadas, e adicionar os restantes ingredientes deixando cozinhar e purar completamente.

Cozinhar os raviolis em água fervente e sal.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...