sexta-feira, 28 de maio de 2010

Comunicado da Câmara Munícipal de Ourém

Hoje fui ao site da Câmara Municipal de Ourém ( onde resido ) e encontrei logo na homepage este comunicado feito pela Câmara. Fiquei intrigada pois desconheço esta situação e fiquei bastante curiosa em saber o que se passou. Situações de maus tratos a animais é algo que, infelizmente, se sucede imenso!! Agora para colocarem isto no site é porque foi algo de muito grave!!
Eu sou altamente defensora dos seus direitos e entristece-me profundamente estes casos de maus tratos e violência. Ainda hoje vi aqui uma notícia que me chocou bastante e que vem acompanhada de um vídeo ( atenção que é bastante forte, eu não consegui ver tudo que as lágrimas já me queríam sair dos olhos ).

Comunicado da Câmara

"No seguimento de diversas questões que foram levantadas por alguns Srs. Jornalistas sobre maus-tratos a animais, assunto divulgado pela associação Frente Acção Animal, e no compromisso do dever de informar, a Câmara Municipal de Ourém esclarece o seguinte:

 

- A Autoridade Veterinária Municipal está a apurar a veracidade dos factos denunciados;
- Lamentamos que o Município ainda não esteja apetrechado de instalações que dêem resposta ao problema de cães e gatos abandonados e por isso o actual executivo assumiu como prioridade esta acção, em respeito pela dignidade e direitos dos animais e também da segurança e saúde públicas.
- Existe uma localização equacionada, que é adjacente ao estaleiro municipal, de forma a optimizar recursos de funcionamento e segurança, encontrando-se o projecto a ser desenvolvido nos serviços da autarquia;
- Foram estabelecidos contactos com a Câmara Municipal de Torres Novas de forma a encontrar-se a solução transitória no âmbito do canil/gatil intermunicipal aí sedeado.



Prestamos todas as informações que nos foram solicitadas e mantemo-nos disponíveis para colaborar. "

Como disse, não sei o que sucedeu!! Mas agora estou hiper curiosa! A verdade é que este município não se encontra minímamente preparado para acolher animais de forma alguma!! Eu própria há uns tempos vi um animal abandonado muito ferido e senti-me completamente inútil pois iría ligar para onde?? Aqui não existe canil nem gatil... eu não podía acolher o animal...fazer o quê?? Acreditem que é um sentimento de impotência enorme. Na altura responderam-me da Câmara que já estava agendada a construção de um estabelecimento desses, pois sim!!! Estou para ver!!!

Agora uma coisa é certa, não tolero nem suporto pessoas que mal tratem os animais! Se vir alguém a fazer algo à minha frente podem ter a certeza que não fico parada!! Chamo polícia, o que for necessário. Já disse e volto a dizer, casos desses devem ser denúnciados e não guardados. Só assim é que este mundo pode andar para a frente. Até que isso não aconteça é só passos para trás.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Arroz de Chocos com Delícias do Mar


Um prato que é feito muito em nossa casa, com esta ou aquela alteração. Muito apreciado e muito rápido de confeccionar ( já devem ter reparado que não tenho muita paciência para comidas que levem mais tempo a fazer, gosto de coisas rápidas ).

Ingredientes:

- Pimento;
- 1 tomate;
- Alho em pó;
- Azeite;
- Chocos;
- Cerveja preta;
- Arroz;
- Oregãos;
- 1 malagueta;
- Àgua q.b.;
- 3 delícias do mar;
- Coentros picados ( tenho congelados ).

Num tacho aquecer o azeite. Adicionar o pimento partido, o tomate picado e o alho. Deixar apurar. Adicionar os chocos e a cerveja e deixar cozinhar uns minutos. De seguida adicionar o arroz, àgua e a malagueta. Quando o arroz estiver quase cozinhado adicionam-se as delícias do mar. No fim da cozedura coloca-se oregãos e coentros picados.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Filme "The Soloist" - Com Trailer


Vi ontem este filme!!! Não o conhecía e julgo que até nem foi muito divulgado. É de 2009 e retrata uma história verídica entre um jornalista e um sem abrigo em Los Angeles. Aconselho todos a verem pois é uma linda história e muito tocante a nível sentimental. Simplesmente adorei.

Sinopse:

"Quando o jornalista Steve Lopez vê Nathanlel Ayers a tocar de forma tão sentida o seu violino de duas cordas no Skid Row de Los Angeles, fica estupefacto. A princípio, é atraído pela oportunidade de fazer dele o tema de mais uma das suas colunas para o Los Angeles Times, Mas o que descobre sobre o misterioso músico das ruas deixa-o fascinado. Há trinta anos, Ayers tinha sido um promissor aluno de contrabaixo da Juilliard School até que foi vencido por um esgotamento mental. Quando Lopez o encontra, Ayers está sozinho, profundamente perturbado e desconfia de toda a gente, mas ainda é possível vislumbrar nele resquícios desse brilho. Os dois homens aprendem a comunicar através da música. A sua amizade vai passar por momentos dolorosos, pois Lopez imagina-se capaz de convencer Ayers a abandonar as ruas de Los Angeles. Aos momentos de triunfo segue-se sempre uma desilusão, mas nenhum dos dois desiste. E, embora a intenção inicial de Lopez seja salvar Ayers, acaba por constatar que a sua própria vida mudou profundamente."
Fonte:Cinema-Sapo


Codornizes Assadas no forno com Batatas


Há algum tempo numa das nossa idas às compras o Bruno viu codornizes e mostrou interesse em trazer. Na altura torci-lhe o nariz pois acho que são peças muito pequenas, sem grande carne e quase só ossos. Na altura não trouxémos. Mas como gosto de o mimar e de lhe fazer refeições que sei que ele aprecia lá passei pelo talho quando saí do trabalho e comprei algumas para fazer. Comprei 8, fiz 3 nesse dia para o jantar e as restantes congelei.
Nunca as tínha feito mas lembro-me de as comer fritas e até me recordo que eram muito saborosas ( apesar da escassa carne ). Mas em casa fiz da forma que mais aprecio, no forno.


Ingredientes:

- 3 codornizes;
- Alho em pó;
- Sumo de 1/2 limão;
- 2 folhas de louro;
- Colorau;
- Sal, q.b.;
- Pimenta preta.

_______________________

- Batatas pequenas;
- Colorau;
- Sal, q.b.;
- Margarina;
- Azeite;
- Sumo de 1/2 limão.

Comecei por temperar umas horas antes as codornizes ( no talho cortaram-mas ao meio ). Temperei com alho, limão, louro, colorau,sal e pimenta.
Passadas umas horas e para fazer já o jantar, adicionei à travessa batatinhas que temperei também com colorau, sal, limão e por cima coloquei umas nozes de margarina e azeite. Foi tudo ao forno cerca de 45 minutos.


Fiquei toda feliz da vida, o resultado foi óptimo e o Bruno adorou a comida desta forma. Claro que são peças sem grande coisa para comer mas são bastante saborosas. Finalmente o meu amor comeu algo que andava a sonhar. Agora ainda lá tenho mais 5 para fazer mais tarde!! E será da mesma forma.


Uma vez que liguei o forno aproveitei e fiz para mim uma maçã assada com canela em pó, licor beirão, açúcar e nozes!!! Foi a minha sobremesa. Uma delícia.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mousse de Ananás com Leite Condensado - Receita da Mamy!!


Tal como prometido a todos vós, aqui fica a receita da sobremesa que a mínha mãe tínha feito para o almoço de Domingo passado. Ela já faz este doce há anos e por curioso que pareça eu nunca o fiz mas adoro!! Por isso sempre que vamos a casa dela comer tenho suspeitas daquilo que será a sobremesa e raramente me engano. É um doce simplesmente maravilhoso, delicioso e refrescante e com ananás que é das minhas frutas favoriras para este género de sobremesas.

Ingredientes:

- 1 e 1/2 dl. de àgua;
- Calda de uma lata de ananás;
- 1 saqueta de gelatina de ananás;
- 1 lata de leite condensado;
- Ananás às rodelas.

Ferver a àgua juntamente com a calda do ananás e dissolver o conteúdo da saqueta de gelatina. Deixar arrefecer um pouco e só depois adicionar o leite condensado e o ananás.

É das sobremesas que eu mais gosto. Nestas fotos ela ainda não estava bem solidificada pois a mínha mãe tínha feito há poucas horas, mas ela fica com uma consistência rijinha e óptima. É súper refrescante. Podem também variar de sabor e frutas, por exemplo fazerem com gelatina de pêssego e acrescentar dessa fruta, bem como muitas outras opções.

Espero que gostem!!!!

Beijinhos**

Lasanha à Bolonhesa


Desde a primeira vez que experimentei fazer lasanha que tenho feito imensas vezes e das mais variadas formas. É uma refeição muito rápida de confeccionar, além de que para nós dois fica sempre refeição para o dia seguinte o que me dá imenso jeito.
Desta vez fiz à bolonhesa que não fazía há imenso tempo. Soube-me súper bem.


Ingredientes:

- 400 gr. de carne de vaca picada;
- Alho em pó;
- Pimenta;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- Cerveja, q.b.;
- Sal, q.b.;
- Tempero de alho e cebola;
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate;
- 500 ml. de bechámel;
- 1 colher de sopa de farinha;
- Placas de Lasanha frescas;
- Queijo Mozarela Fresco.

Começei por temperar a carne com alho em pó, pimenta, mostarda, cerveja, sal e um pouco de tempero de alho e cebola. Ficou a apurar durante umas horas.
De seguida cozinha-se a carne num tacho, se necessário adicionar mais cerveja ou outro ingrediente que achem necessário.
Depois de a carne cozinhada coloquei-a num recipiente à parte e reservei o resto do molho da sua cozedura.


No tacho onde cozinhei a carne adicionei o bechámel e a farinha, deixei apurar ao lume bem como engrossar um pouco. Aproveitei desta forma o sabor e restos de carne do tacho.


A montagem da lasanha é extremamente simples. Intercalei camadas de massa com a carne e o bechámel tendo terminado com uma folha de lasanha, bechámel e por cima parti a mozarela fresca em pedaços.


Levei ao forno a 180ºC cerca de 30/40 minutos, ou até ficar a vosso gosto.


Ficou muito saborosa e serviu-nos também de jantar para o dia seguinte.

sábado, 22 de maio de 2010

Tortelloni alla Ricotta e Spinaci com molho de Cogumelos e Natas de Soja


Adoro massas frescas e por vezes lá trago uma embalagem para casa!! As minhas favoritas são as recheadas. Já experimentei vários recheios e este é muito semelhante a um que já tínha comprado. Como sempre, delicioso!! E em 10 minutos fico com uma refeição feita e pronta a comer. Mais fácil não há...


Ingredientes:

- Tortelloni alla Ricotta e Spinaci;
- Cogumelos - 1 lata;
- Alho em pó;
- Oregãos;
- Natas de soja - 1/2 pacote ( 100 ml. );
- 1 caldo de tempero para bifes.

Cozer a massa em àgua fervente e sal durante o tempo indicado na embalagem.
Numa frigideira colocar os cogumelos com alho em pó e oregãos. Deixar cozinhar uns minutos. Acrescentar as natas e o caldo para bifes. Deixar apurar bem e engrossar um pouco. Servir!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Medalhões de Pescada cozidos com Batatas e Bróculos


Uma refeição muito simples, saudável e que se torna muito rápida. Não me apetecía grandes temperos, então fiz um cozido simples para o jantar.
Escusado será dizer que eu comi bróculos e para o Bruno fiz salada de pepino que ele tanto aprecia.


Ingredientes:

- Batatas;
- Àgua q.b.;
- Sal, q.b.;
- 1 folha de louro;
- Alho em pó;
- 2 medalhões de pescada;
- Bróculos;
- Azeite.

Numa panela coloquei as batatas lavadas com pele, cobri com àgua deixando um pouco mais por cima e temperei com sal, louro e alho em pó. Deixei cozer. Quando as batatas estiverem ainda um pouco rijas é que se adiciona o peixe e os bróculos. Quando estiver tudo no ponto serve-se e coloca-se azeite por cima.
Soube-me só bem este pratinho.

Waffles/ Panquecas de Farinha Integral


Adoro imenso waffles e de tempos a tempos lá me lembro de os fazer. Num destes dias saí do trabalho e fui logo para casa com a ideia de fazer um bom lanche para comermos os dois. Mas eu sou uma pessoa com alguns problemas e alguns deles não se conseguem explicar. Para compreenderem melhor, eu faço a massa dos waffles mas quem os faz na máquina é o Bruno pois eu não atino com aquilo por nada. Ficam-se sempre colados e partem-se a meio! Deve ser por não ter grande paciência e a coisa corre mal. E sim, eu sei que é fácil, etc... mas simplesmente comigo não funciona!!!
Mas desta vez a massa pegou-me imenso e para não me chatear resolvi fazê-las como as panquecas na frigideira para crepes. E assim se resolveu o meu problema!!



Ingredientes:

- 1 cháv. chá farinha integral;
- 1 colher de chá de fermento;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 colher de chá de açúcar;
- 1 cháv. de chá de leite;
- 1 ovo;
- 1 colher de café de aroma a baunilha.

Peneirar para uma taça todos os ingredientes secos e misturar. Adicionar o ovo, leite e manteiga derretida.
Deitar pequenas porções na frigideira até cozinhar, virando os dois lados.
Servi com nozes, doce de morango e doce de maçã que a minha lindona Soraia me ofereceu. Ficou uma delícia e foi um óptimo lanche!!

Lombo de Porco assado no forno com Batatas Noisettes e Uvas acompanhado de Salada de Alface com Nozes


Das últimas vezes que fomos às compras trouxémos da secção de congelados Batatas Noisettes. O Bruno ficou curioso e lembrou-se de trazer. Na embalagem diz que são para fritar mas como em casa não faço desse tipo de comidas resolvi usar mais uma vez o forno.


Ingredientes:

- Lombo de Porco;
- Azeite;
- Alho em pó;
- Colorau;
- Cravinhos;
- Pimenta preta;
- 2 folhas de louro;
- Vinho do Porto, q.b.;
- 1 caldo de carne;
- Sal, q.b.;
- Uvas;
- Batatas Noisettes.

________________


- Alface;
- Sal;
- Azeite;
- Vinagre;
- Nozes.

Temperei o lombo com todos os temperos mencionados, bem como vinho e o caldo de carne partido em pedaços. Levei ao forno. Quando estava quase cozinhado adicionei as batatas e as uvas e levei novamente a cozinhar.

Para a salada lava-se muito bem a alface e parte-se em pedaços mais pequenos. Tempera-se a gosto e colocam-se as nozes.

Ficou tudo muito bom, o único senão foram as batatas que simplesmente não gostei. Desfazem-se todas e absorvem o molho. Não apreciei mesmo nadinha. Mas a carne e as uvas fazem uma combinação óptima.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mata e Serra do Buçaco/Bussaco


Na semana passado eu e o Bruno estivémos uns dias de férias. Aproveitámos para passear e tivémos sorte com este dia em particular pois o tempo esteve muito bom comparado com os outros.
Fomos até á Serra do Buçaco/Bussaco ( está correcto das duas formas ). Já lá tínha ido há uns anos atrás mas na altura apenas passeámos um pouco pelo jardim do palácio que é hoje um hotel de 5 estrelas. Mas desta vez percorremos mesmo a serra pelos imensos percursos pedestres que existem. Costumo comparar o Buçaco com a Serra de Sintra e o jardim do Palácio da Pena. Ambos são preenchidos por um verde abundante, estão embelezados com imensos jardins com espécies lindas de plantas. Para aqueles que nunca visitaram aconselho vivamente, ambos os locais.
As temperaturas são sempre muito agradáveis devido às imensas sombras e a húmidade é imensa.
É impossível tirar fotos a tudo o que gostamos, não havía batería nem cartão com capacidades suficientes. Deixo-vos apenas algumas fotos das imensas que tirei. Sempre dá para transmitir um pouco a beleza do local.


"A Serra do Buçaco ou Serra do Bussaco, as duas grafias são aceites, em tempos foi também chamada serra de Alcoba, é uma elevação de Portugal Continental, com 549 metros de altitude na zona do marco geodésico, situado no seu planalto, e não no miradouro da Cruz Alta, como erradamente é referenciado e com a orientação NO - SE que começa na zona do Ninho de Águia e termina na famosa Livraria do Mondego. Abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua, Penacova e na sua extensão contém a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), o conjunto de moinhos de vento da Portela da Oliveira, o santuário da Senhora do Monte Alto e parte da Livraria do Mondego, os três em Penacova. É também nesta serra que são captadas as águas do Luso e Caldas de Penacova.
A mata que existe ainda hoje na Serra do Buçaco foi mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII; os Carmelitas construíram também aí o Convento de Santa Cruz do Buçaco, destinado a albergar essa ordem monástica, e que existiu entre 1628 e 1834, data da extinção das ordens religiosas em Portugal. Presentemente, no seu lugar existe o Hotel Palace Buçaco.
A Mata Nacional do Buçaco, considerada área protegida, possui espécies vegetais do mundo inteiro, algumas gigantescas, além do mundialmente célebre cedro-do-buçaco (Cupressus lusitanica).
Foi nesta serra que se travou a batalha do Buçaco em 1810, entre as forças anglo-lusas comandadas pelo Duque de Wellington, de um lado, e as francesas comandadas por André Massena, de outro."

Fonte:Wikipédia

Pernas de Frango com Cogumelos e Salada de Alface


Um jantar leve e bem rápido de confeccionar. Para aqueles dias em que a vontade de cozinhar desaparece e é substituída pela vontade de não fazer nadinha ( e tenho tantos dias assim ).

Ingredientes:

- Azeite;
- 1 colher de sopa de Margarina;
- 3 pernas de frango;
- Cerveja;
- Alho em pó;
- Tempero de alho e tomate;
- 2 colheres de café de mostarda;
- Tomilho;
- 1 lata de cogumelos.

________

- Alface;
- Sal;
- Azeite;
- Vinagre.

Numa frigideira derreter a manteiga com o azeite. Adicionar os restantes ingredientes e deixar cozinhar e apurar muito bem.
Para a salada lavei folhas de alface e cortei pequenas. Temperei a gosto com sal, azeite e vinagre!! Muito simples.


A mostarda confere um óptimo sabor às comidas e neste caso ficou bem apurado!! Adorei.