sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dietas??


Vou deixar-vos aqui a minha opinião acerca das dietas. Sei que o peso ideal é um problema que nós mulheres enfrentamos constantemente e daí surgem as mais variadas formas de dietas que existem, umas mais radicais que outras.
Pessoalmente sei que tenho peso a mais para a minha estatura e já há cerca de 2 anos que estou nesta situação. No entanto, e apesar dos quilos a mais, não sou uma pessoa que coma em grandes quantidades, ingiro o mínimo de gorduras possível e tento sempre optar por alternativas mais saudáveis no que respeita à comida que faço em casa. Mas também tenho a dizer, aprecio comida e dá-me imenso prazer ingerir algo saboroso e por vezes calórico. Não restringo a minha alimentação a legumes e saladas e não dispenso um fast food de vez em quando. Admito também que sou muito preguiçosa no que respeita a fazer exercício e prefiro mil vezes sentar-me no sofá a ver tv. No entanto sei que hábitos sedentários dão, literalmente, cabo de nós e tento aos poucos tornar-me mais activa.
Irrita-me imenso aquelas pessoas que dizem que precisam de perder peso e apenas comem saladas e legumes cozidos, o problema é que passado umas semanas fartam-se dessas comidas e o que acontece? Voltam aos velhos hábitos e se calhar ainda os pioram. Para mim a verdadeira dieta, a melhor de todas é comer de tudo um pouco em moderação. Basta apenas aplicarem-me métodos mais saudáveis e vou dizer-vos aquilo que costumo ou não fazer!! Primeiro evito ao máximo refugados, tenho o hábito de colocar tudo em cru e deixar cozinhar assim. Fritos não são permitidos em casa!! Nem sequer tenho frigideira para os fazer. Óleo na comida é outra proibição... a única forma que o uso é por vezes em bolos e o mínimo possível. Carnes gordas e vermelhas são muito raras na nossa casa. Lá uma vez ou outra nos lembramos de trazer uns bifinhos de vaca, mas muito raramente! Carnes brancas, essas sim são bem vindas. Peixinho, muito consumido por nós bem como apreciado, especialmente o salmão que é altamente rico em ómega3 ( ou pelo menos é o que os entendidos dizem ). Incorporo o máximo de legumes nas comidas, se bem que muitas vezes o sr.Bruno os deixa no lado do prato. Quantidades moderadas de comida, nem a mais nem a menos, simplesmente o ideal e o suficiente para nos sentirmos necessitados. Em casa apenas consumimos leite magro, há anos que tenho este hábito e muito sinceramente os outros já me fazem imensa confusão. O consumo de pão em nossa casa também não é demasiado, por semana fazemos uns 2 pães na MFP e por vezes sobra. A nível de bebidas, alcoól muito raramente é consumido, se bem que eu também não aprecio quase nada, a única coisa que ainda bebo é um copo de vinho verde ou branco. Bebidas com gás é algo que não compramos. A nossa bebida de eleição é o SunQuick ( dá para mais de 40 copos , lol ).

Estes são alguns dos hábitos que temos em casa... claro que para ser bom bom era eu beber pelo menos litro e meio de àgua por dia ( que nem chega perto ), comer muita frutinha ( há dias e dias que não lhe toco ) entre outras coisas. Mas se todos adoptarmos certos hábitos pelo menos sabemos que estamos numa melhor direcção, e desta forma não se torna um sacrifício.

E pronto, deixo aqui a minha visão sobre este assunto, sei que há imensas opiniões mas esta é a minha.
E se calhar vou ao McDonald's este fim de semana... Tenho ainda uns talões de desconto para usar :)

Beijinhos enormes e comam sempre com prazer!!!!!!
  

20 comentários:

  1. Que engraçado ao ler o que escrevestes, estava a rever-me, com as coisas que disseste. Pois eu também tenho um pouco de peso a mais, mas não vou virar grilo, e nem dispenso uma ou duas fatias do bolo que faço.Tem que haver um meio termo, e dietas radicais para mim estão fora de questão.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo. Dieta não é parar de comer mas sim ter cuidado e adoptar uma alimentação saudável e cuidada.
    Por exemplo, quando coloquei o post sobre a minha intenção de emagrecer, disse logo que a palavra dieta estava proibida pois só de a dizer ou ouvir fico logo mal humorada. Vamos sim ter cuidado com a nossa alimentação eliminando os exageros que estavamos a fazer como consumir pratos muito calóricos e abusar (e muito!) nas sobremesas! Desde então que tento ter uma alimentação mais moderada durante a semana exlcuindo as sobremesas que fazia imensas vezes, guardando-as apenas para o fim de semana. Claro que não elimino nada na alimentação, apenas reduzo. Eu sou uma gulosa, como imensamente bem. Sou um bom garfo, tenho dito. E nunca na vida conseguia alimentar-me apenas de saladas e afins... Antes de me casar, fui a uma nutricionista e a mulher queria que eu eliminasse a comida ao jantar, consumindo apenas fruta. mandei-a ás favas claro!!! Uma pessoa não pode comer apenas fruta ao jantar. Ao menos uma sopa e um iogurte ou gelatina como sobremesa. Claro que quando me apetecer um gelado um pastel de natal ou algo assim durante a semana, como. Não sou nenhuma escrava do meu corpo nem quero dar em maluca com os meus desejos repentinos. Acho imensa piada aquelas dietas em que dizem (coma isto e isto, mas apenas se tiver fome)! Ora bolas, uma alimentação saudável não é sinónimo de não ter fome? Aliás, algumas pessoas pensam que comer pouco é fazer dieta mas está errado. Comer 6 vezes ao dia regradamente é o ideal. Felizmente no que toca à àgua tou safa :) adoro! Hoje ja bebi 1,5l. Penso que com o hábito vai-se apanhando o jeito! Ai! Tenho aqui um testamento e peras. Mas ao ler o teu comentário concordei a 100% :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ainda bem que são da minha opiniao!! penso que é a opiniao mais feliz e saudavel!! mas claro que respeito todas as outras!! há que ter cuidados mas se a vida for apenas de sacrifio e preocupaçoes mais vale nem nascer!!!!

    beijinhos para todas!!!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que dizes...palavra por palavra...

    Mas sou um desastre total...mas total mesmo...tenho uma fome desmesurada!!! E faço tudo o que é de errado...mas pior que faze-lo, é saber que se tá a fazer mal e não corrigir!!!

    Quase todos os dias me mentalizo, ou tento mentalizar, que é a partir de hoje que as coisas vão mudar...mas dois dias depois voltamos sempre ao mesmo...mas o pior pior pior comigo é as quantidades...eu como por 2, e não estou a brincar!!! Mas porque tenho uma "fome" chamada gula...não consigo explicar...sempre fui assim, no entanto sempre fui magra...mas desde a gravidez que engordei imenso e voltar ao normal é tarefa impossivél!!! Mas também tenho consciencia, que a fase que estou a passar agora não é de todo a melhor para uma dieta!!!

    Mas como já disse o meu problema é comer demasiado,por ter muita fome,e por não puder ver comida à frente...mas mesmo que faça quantidades mais pequenas fico completamente insaciada...e isso da-me mau humor, e dor de cabeça, e fico insuportável comigo mesma...

    E isto é tão mau, mas tau mau...que até é vergonhoso...
    Mas nestes ultimas semanas tenho-me controlado melhor...
    Espero ter força para conseguir "curar" de vez este mau hábito...

    E no dia que conseguir vou fazer uma festa!!! Mas uma festa saudável!!!

    ResponderEliminar
  5. Kristininha, como te compreendo!! Acredita que muitas vezes como e juro que se tivesse comia a mesma dose de novo. e entao tenho alturas em que simplesmente nada me satisfaz. e aqueles dias em que so apetece coisas mesmo mesmo caloricas! uiui!!! eheh
    mas ao menos somos felizes!!! hihi
    beijo grande

    ResponderEliminar
  6. era um assunto que dava uma folha inteira....
    só digo que neste momento tb preciso de perder peso mas não é o bom momento..

    e tb recomendo que façam dietas com juizo e acompanhadas de um nutricionista.
    já perdi 20 kgs num ano..mas muito saudávelmente.

    ResponderEliminar
  7. Que giro... Também nestes ultimos 2 anos ganhei peso... muito...
    Pesava 45kg, e sempre comi tudo o que era suposto não comer... Qu8ando andava a estudar muitas vezes, o meu almoço era batatas fritas de pacote, bolachas, chocolates, pizza...

    Acabei os estudos, fiquei desempregada, quase sempre em casa, nos trabalhos manuais, peso actualmente 60kg... o incrivel é que deixei de comer tanta porcaria... mas de nada adiantou...

    Execercio fisico e àgua onde andam??!! Eu não os vejo Lol

    Bjs e bom final de semana!!

    ResponderEliminar
  8. Eu, apesar de fazer deita, também sou feliz! Tudo depende das "dietas" ou reeducações alimentares que se fazem, e principalmente com a tola... Infelizmente emagreço e engordo com alguma facilidade, o que é mau... Acho as dietas restritivas prolongadas péssimas porque acaba por se andar numa ansiedade brutal! No caso da minha dieta, vá, reeducação alimentar, porque penso que seja esse o termo correcto, sei o que posso comer e o que não devo comer para não ficar uma autêncica devoradora de açúcar. Fico calma e sem fome, satisfeita e feliz. Para mais informações consultar o FREAKVEGGIE... Quanto ao exercício, ui, que cansaço...

    ResponderEliminar
  9. Também sou da opinião que devemos ser moderados e não radicais com relação á alimentação.
    Nunca fiz dieta na minha vida, gosto de disfrutar das coisas deliciosas.
    E um bom KFC de vez em quando, cai que nem "um pato", apesar de eu saber que estou a comer frango.
    Votos de feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  10. Esqueci-me de uma coisa muuuuuuuuuuuuito importante: A LARA É LINDA!!!!!!!!!!!!!
    Adoro esta raça...
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Então, sabe que apesar de quase não comer fritura, e adorar saladas e legumes, meu maior problema são os doces, os pães e a quantidade. Eu estou muuuito acima do peso e sou gordinha desde que nasci...rs. Eu amo comer, amo mesmo! Só que me empolgo com as quantidades. Mas ler o que você escreveu me fez pensar numa coisa, a comida tem que satisfazer e pronto. Eu tenho que aprender a degustar alguma coisa mas numa quantidade que me baste para saciar né? Confesso que eu exagero bem... aiai eu sou uma gordinha bem ser vergonha pra comida viu...rs.

    Beijos querida
    Fla

    ResponderEliminar
  12. SÔNIA Ñ FAÇO SACRIFICIO ALGUM ,MAS CUMPRO ALGUMAS REGRAS SOBRE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR PODE-SE COMER DE TUDO EM PEQUENAS QUANTIDADES NADA É PROIBIDO!PODE-SE ATÉ IR NO MACDONALDS TUDO COM MODERAÇÃO!
    JÁ EMAGRECI 12 KILOS EM 6 MESES É MUITO TEMPO E POUCOS KILOS MAS Ñ FAÇO SACRIFICIO ALGUM SÓ CUMPRO ALGUMAS REGRINHAS INEVITAVEIS!!!
    BJIM

    ResponderEliminar
  13. obrigada por todos os vossos comentários!!!

    de facto o que pretendo dizer é que devemos ser moderados mas acima de tudo viver a vida e aproveitar o que é bom!! saladas sao maravilhosas, legumes, mas todo o resto tambem!! e doces...upa upa!!!!

    beijos enormes a todas

    ResponderEliminar
  14. Minha querida, o meu grande problema é que como tudo com imenso prazer...mas a vida seria bem mais cinzenta se assim não fose, não é? Pois eu gostva de perder uns 5 kilinhos, mas também não me esfalfo...ando muito...como moderadamente, ás vezes...mas não me vou matar por 5 kilos.
    Beijos grandes e óptimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Eu nunca tive grandes problemas de peso, mas depois de um transplante renal e ter que tomar uma medicação forte que envolve muita cortisona, eu engordei muito, mas quando podia fazer ginástica era melhor, sempre me controlei, não me acabo de comer, se como algo muito calórico num dia, no outro entro nos grelhados e saladas e dou uma contra-balançada, mas agora vou fazer uma cirurgia na perna, e vou poder voltar prá ginástica, que me ajuda muito. Mas acho que um dos prazeres da vida é comer bem, então concordo com vc coma de tudo um pouco e aproveite!
    bjs
    Maura

    ResponderEliminar
  16. Sónia muito obrigada pelos parabéns, fico muito feliz em saber que se importa com meu aniversário! Um grande beijo!

    ResponderEliminar
  17. Amiga, também concordo contigo em tudo o que dizes! Eu consegui perder 10 kg em um ano e nunca deixei de comer nada, nem mesmo doces, simplesmente comia com muita moderação, pouco e várias vezes ao dia! Como dizes e eu também acredito, ninguém consegue deixar de comer aquilo que mais gosta para o resto da vida e então depois quando volta a comer é uma desgraça! Basta simpesmente terem cuidado na maneira como comem e conseguem bons resultados, acreditem, porque é verdade! ;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho sorte de não engordar mto, e poder comer de tudo um pouco. No entanto, após o nascimento da minha filha, custou mto a perder peso, tive de cortar bastante na quantidade de comida para perder 12 Kg, e fi-lo praí em 6 meses... Agora também me deixei engordar um pouco, mas é tudo uma questão de cortar um pouco em algumas coisas, mas deixar de comer, não consigo.. sou super gulosa, nem é por doces, é mesmo por comer... como com prazer :)
    Concordo contigo :) Tudo com peso e medida...
    beijo kida

    ResponderEliminar
  19. Concordo com quase tudo! Não prescindo de carnes vermelhas, claro que opto por partes com menor quantidade de gordura, pois considero que tudo faz falta na nossa alimentação, mas com moderação. De resto, falho nos doces, adoro!...mas a vida é só uma, e tal como tu, retiro muito prazer da comida...por isso, é viver o dia-a-dia e fazer o que apetece! :)

    ResponderEliminar
  20. Para não dizer que somos IGUAIS...posso dizer que somos quase copias!!! bem parecidas!! até no sun quick!!! LOL!!! concordo com tudo!!!!

    ResponderEliminar

OBRIGADA PELA VISITA.

Sónia Meirinho