Este foi o bolo que fiz para o aniversário do meu avô, no dia 10 de Outubro. Queria algo diferente que não fosse cobertura ou recheios de chantilly, chocolate, etc. Por isso lembrei-me de ver aqui esta versão muito diferente do habitual. Tenho que admitir que foi um risco, primeiro porque nunca tinha experimentado mascarpone, depois porque é um passo um pouco arriscado fugir ao mais tradicional. Resultado final, amei amei!! É um contraste de sabores excelente e o queijo é mesmo muito suave. O limão é que se destaca e acreditem que voltarei a repetir. Não vim colocar receita de bolo pois apenas fiz uma massa simples com pedaços de ananás. Cortei o bolo ao meio e recheei também com o mesmo creme. Acreditem, é de facto muito bom!! Mas não digam às crianças que leva queijo senão já nem lhe pegam antes de provar!! Sim, fiz isso e começaram logo a estranhar.
Ingredientes para a cobertura/Recheio:
- 2 embalagens de marcarpone ( cerca de 500 gr. no total );
- Sumo e raspa de 1 limão;
- Açúcar em pó ( cerca de 8 colheres de chá );
- Sementes de papoila.
Basta misturar todos os ingredientes. A nível de açúcar tive de ir colocando e provando. O creme só em si não é a coisa mais agradável, mas juntamente com o bolo é do melhor.
Por cima do bolo coloquei ainda amêndoa granulada e confetis coloridos.
O bolo ficou mesmo muito bonito!
ResponderEliminarmais um recheio a aprender. deve ser bom! ja ta na lista!!!! parabens!bjs lu
ResponderEliminarAinda estou um pouco como tu, com receio do "queijo" nos bolos, mas realmente há tantas receitas com esta combinação que deve mesmo resultar. Vou experimentar.
ResponderEliminardeve ser delicioso e adorei o aspecto!já comia era 1 fatia lol! ;)
ResponderEliminarObrigada pelos vossos comentários!!
ResponderEliminarCarla, de facto é um pouco estranho ao início, mas este queijo é usado em inúmeras receitas de doçaria e só o queijo em si não tem qualquer piada! Juro que mal tem sabor. É mesmo muito muito suave e nem te sabe a queijo!!! Por isso podes ficar descansada!!
Beijinhos**
fiquei curiosa !!!!
ResponderEliminarparece-me muito bom este bolinho e bem húmido, como gosto !
bjkas e boa semana
Sónia,
ResponderEliminarAinda bem que gostaste do creme. Eu gosto tanto de creme de mascarpone com açúcar que até sou capaz de o comer à colherada, mas... sou uma gulosa inveterada... já vi que és mais moderada ;-)
Obrigada pela referência.
beijocas
Só uma "colherada" para os mais receosos de experimentar por ser queijo... Não sei se concordas, mas o mascarpone está mais para as natas do que para o queijo. De qualquer forma, quer o mascarpone, quer o Philadelphia (este sim "mais queijo") são excelentes em recheios e coberturas.
ResponderEliminarParabéns pelo bolo e também pelo avô querido!
ResponderEliminarAdorei! Tem óptimo aspecto!
ResponderEliminarFicou lindo, e aposto que delicioso!
Beijinho*
olá!!sónia!!que lindo bolo,mas eu também queria a receita deste bolo,afinal é incrivel...........esta super umido...parece delicioso..
ResponderEliminarcaroliny!!
Que bolo mais lindo, parece delicioso!!
ResponderEliminarParabéns!!
Gra
Fiquei curiosa para experimentar esse recheio (queijo com abacaxi ou ananas como dizem ai em Portugal)bem diferente mesmo e parabéns para o avôzinho. beijinhos
ResponderEliminarEsta cobertura deve ser uma delicia! É sempre bom termos assim alternativas :)
ResponderEliminareu sou como mas crianças
ResponderEliminartenho recheio de por queijo
mas acho que se experimentar nnca saberemso se realmente gostamos ou nao
beijinhos