Esta foi a minha primeira mousse de chocolate caseira... é verdade, parece difícil de acreditar mas sempre comprei e gostei das instantâneas, adoro a textura aveludada e firme e por isso nunca me coloquei ao trabalho de a fazer por completo em casa. Mas desde que comprei a revista com receitas de Chocolate que a vontade surgiu, até porque os olhos comem imenso e aquelas fotos fazem babar.
A receita original era com merengue partido em pedaços, na falta disso fiz apenas a mousse simples e que ficou maravilhosa, perfeita. Com aquela textura que adoro e não mole e demasiado enjoativa. Amei e voltarei a repetir pois é algo que se faz num instante. Quem sabe uma sugestão doce para a Páscoa... Bom feriado.
Ingredientes:
- 200 gr. de chocolate em tablete;
- 6 ovos ( usei 5 pois não tinha mais );
- 1 pitada de sal;
- Merengue ( não usei ).
Derreter o chocolate partido juntamente com 4 colheres de sopa de água.
Separar as gemas das claras e bater as últimas em castelo com uma pitada de sal.
Depois do chocolate derretido juntam-se as gemas uma a uma mexendo sempre e por fim envolve-se tudo com as claras.
Se usarem merengue juntem os pedaços no final.
Como não tenho ainda taças de sobremesa servi nestas pequenas cocottes e nas chávenas de café. Por cima coloquei crocante de açúcar.
Servir bem fresco.
ADORO MOUSSE
ResponderEliminarFELIZ PASCOA!!
Uauu mas de delicia de mousse. o meu xuxu é que se ia passar se visse isto. só 2 ingredientes basicamente... e não ficou amarga uma vez que não levou açúcar??
ResponderEliminarOi Ju. Não fica nadinha amarga. Mas experimenta, quanto mais cacau tiver a tablete mais amarga ela é. No meu caso ficou no ponto!!!! Amei!!!
Eliminarolá Sónia! Há já algum tempo que sigo o seu blogue ( e gosto muito! Parabéns) mas hoje surgiu-me uma dúvida. Como conseguiu que a mousse ficasse com essa textura? A minha fica sempre um creme, nada parecido com a textura "esponjosa" que aparece nas suas fotografias...
ResponderEliminarFilipa
Olá Filipa
ResponderEliminarA textura deve-se a ter batido as claras em castelo. Depois envolvi o chocolate misturado com as gemas, mas delicadamente para não quebrar as claras. Depois muitas horas no frio. Fica tal e qual. Experimenta desta forma e depois diz-me se ficou assim. Normalmente fica com esta textura.
Obrigada pela visita e Beijinhos
Ficou mesmo apetitosa essa tua mousse!
ResponderEliminarPassei a tarde de hoje de volta de doces, também tenho uma mousse no frigorífico para a sobremesa de Domingo de Páscoa.
Votos de uma Santa Páscoa para ti e para a tua família.
Obrigada pela resposta. Quando fizer vou seguir os conselhos! :) Beijinhos
ResponderEliminarFilipa
Esta mousse de chocolate ficou com um aspecto soberbo! Para amantes de chocolate (como eu!) é do melhor, sem dúvida.
ResponderEliminarAntes de mais, quero dar-te os parabéns pela coragem que tiveste ao emigrar, e dar-te os parabéns ainda por estar tudo a correr bem. Tenho visitado todos os dias o teu blogue, desde que voltou ao activo, mas infelizmente nem sempre tenho possibilidade de o comentar. Aqui ficam as minhas palavras.
Beijinhos e sucesso!
Olá Paulinha. Obrigada pelas palavras, eu apesar de vos visitar a todas também não costumo comentar, o tempo já não é o mesmo. Um beijinho enorme
EliminarExcelente mousse de chocolate!
ResponderEliminarAmo tudo q tenha chocolate e esta receita tua ficou bão demais amiga, parabéns eu amo, e tem uma cara otima....bjocas
ResponderEliminarOlá boa tarde.
ResponderEliminarA ideia de fazer mousse sem manteiga e sem açucar é divinal.
Gostaria de perguntar se fazendo esta receita no dia anterior (ou seja, ficará um dia inteiro no frio), a consistência se mantém ou se as claras não se começarão a transformar em liquído!
Obrigada.
Bom dia Gege.
ResponderEliminarEstas mousses ficam até melhores se comidas no dia seguinte. Ficam mais consistentes ainda e deliciosas. Claro que as claras têm de ficar mesmo bem batidas.
Espero que goste.