sexta-feira, 28 de maio de 2010

Comunicado da Câmara Munícipal de Ourém

Hoje fui ao site da Câmara Municipal de Ourém ( onde resido ) e encontrei logo na homepage este comunicado feito pela Câmara. Fiquei intrigada pois desconheço esta situação e fiquei bastante curiosa em saber o que se passou. Situações de maus tratos a animais é algo que, infelizmente, se sucede imenso!! Agora para colocarem isto no site é porque foi algo de muito grave!!
Eu sou altamente defensora dos seus direitos e entristece-me profundamente estes casos de maus tratos e violência. Ainda hoje vi aqui uma notícia que me chocou bastante e que vem acompanhada de um vídeo ( atenção que é bastante forte, eu não consegui ver tudo que as lágrimas já me queríam sair dos olhos ).

Comunicado da Câmara

"No seguimento de diversas questões que foram levantadas por alguns Srs. Jornalistas sobre maus-tratos a animais, assunto divulgado pela associação Frente Acção Animal, e no compromisso do dever de informar, a Câmara Municipal de Ourém esclarece o seguinte:

 

- A Autoridade Veterinária Municipal está a apurar a veracidade dos factos denunciados;
- Lamentamos que o Município ainda não esteja apetrechado de instalações que dêem resposta ao problema de cães e gatos abandonados e por isso o actual executivo assumiu como prioridade esta acção, em respeito pela dignidade e direitos dos animais e também da segurança e saúde públicas.
- Existe uma localização equacionada, que é adjacente ao estaleiro municipal, de forma a optimizar recursos de funcionamento e segurança, encontrando-se o projecto a ser desenvolvido nos serviços da autarquia;
- Foram estabelecidos contactos com a Câmara Municipal de Torres Novas de forma a encontrar-se a solução transitória no âmbito do canil/gatil intermunicipal aí sedeado.



Prestamos todas as informações que nos foram solicitadas e mantemo-nos disponíveis para colaborar. "

Como disse, não sei o que sucedeu!! Mas agora estou hiper curiosa! A verdade é que este município não se encontra minímamente preparado para acolher animais de forma alguma!! Eu própria há uns tempos vi um animal abandonado muito ferido e senti-me completamente inútil pois iría ligar para onde?? Aqui não existe canil nem gatil... eu não podía acolher o animal...fazer o quê?? Acreditem que é um sentimento de impotência enorme. Na altura responderam-me da Câmara que já estava agendada a construção de um estabelecimento desses, pois sim!!! Estou para ver!!!

Agora uma coisa é certa, não tolero nem suporto pessoas que mal tratem os animais! Se vir alguém a fazer algo à minha frente podem ter a certeza que não fico parada!! Chamo polícia, o que for necessário. Já disse e volto a dizer, casos desses devem ser denúnciados e não guardados. Só assim é que este mundo pode andar para a frente. Até que isso não aconteça é só passos para trás.


12 comentários:

  1. Infelizmente é a triste realidade deste país!
    Nem esse executivo camarário, nem nenhum outro no país está dotado de capacidade, sensibilidade e vontade de fazer o minimo pelos seus animais.

    è lamentável que num país que se diga tão avançado se pense tão pouco no flagelo dos animais domésticos, os canis continuem a ser matadouros, se pratique o abate porque não há medidas de fomento da adopção responsável e da pesada punição a quem abandona ou maltrata.

    è uma luta dura e contínua, injusta e mal vista mas que acredito que só com muita vontade e paciência, conseguiremos fazer mudar algo em relação aos animais.

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo contigo. É uma vergonha.
    Eu a um tempo atrás, enviei um mail para a Camâra onde resido para saber se aceitavam voluntáriado para o Canil Municipal, responderam-me que não. E qualquer coisa teria de falar com um Dr. qualquer, uma confusão tremenda.
    O que posso fazer é divulgar para o máximo de pessoas, cães que estejam para adopção e situações de abandono.
    Eu já tenho um e infelizmente não tenho condições para ter mais nenhum. O meu sonho era ter uma casa que me permitisse ter imensos cães. Adoro cães, são tão inteligentes, sensíveis, atenciosos. Bem mais do que algumas pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Sónia, situações dessas acontecem em todo o lado não é só por ai...infelizmente é os responsáveis e os governantes que temos.......e na volta só temos o que merecemos...(certo?)eu gosto demais de animais...e mais:
    pessoas de idade, crianças e animais para mim são sagrados...vou até ao fim...por todos teremos que ir mudando mentalidades.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Sei o q se passou, posso mandarte um mail a explicar a situação, qual é o teu mail q nao o vejo aqui no site?

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. por aqui, margem sul, existem alguns canis que são "privados", ou seja são criados por associações que se unem para o bem estar minimo dos animais, o pior é que as pessoas qd conhecem estes locais custumam abondonar animais ao portão, resultado o espaço não consegue acolher todos e os que vão acolhendo ficam em condições que se vão degradando.

    ainda á umas semanas a escola da minha filha mais velha e através do prfe de ciencias/mate que é surfista e activista de algumas causas mobilizou os miúdos para contribuirem com alimentos secos para os animais, era ver os miúdos, que admiram bastante este profe, a mobilizarem se na campanha.

    ResponderEliminar
  6. POSSO DIZER QUE AQUI ONDE MORO NÃO SE VÉ MUITO AMIMAIS MALTRATADOS OS POUCOS GATOS VADIOS QUE AQUI ANDAM SÃO UNS SORTUDOS POIS ALÉM DE MIM Á PESSOAS QUE COMPRAM LATAS DE COMIDA OU COMIDA SECA PARA LHES DAR , MAS TAL COM VOÇES NAO POSSO VER. UM AMIMAL MALTRATADO

    ResponderEliminar
  7. http://ainanas.com/must-see/animais-must-see/crueldade-animal-no-santuario-de-fatima/

    ResponderEliminar
  8. Também vi essa informação no site e também fiquei curiosa, fui pesquisar e encontrei este artigo do adopta-nos.

    http://ainanas.com/must-see/animais-must-see/crueldade-animal-no-santuario-de-fatima/

    Catarina

    ResponderEliminar
  9. Amiga eu vi esse video e devo dizer que estou chocada! Como é que é possivel alguém conseguir ser assim?! Esse homem merecia que lhe fizessem o mesmo a ele! Amiga em relação ao caso da Camara Municipal de Ourém eu fiz um post sobre isso no meu blog, se quiseres espreita lá! Tem a ver com os maus tratos aos animais abandonados em Fátima!
    Beijinhos carinhosos!

    ResponderEliminar
  10. Sónia,
    Acho simplesmente um absurdo alguém maltratar um animal. É um filho de Deus, e nós, na nossa ignorância, ainda achamos que eles não têm alma. Penso que as pessoas que dizem isto fazem-no com o propósito de justificar sua maldade e poder judiar com os bichos sem peso na consciência.
    Mamãe sempre disse que quem judia com um animal não tem bom coração nem bom carater. Acredito piamente nisto.
    Muito bonito da sua parte falar no blog deste problema e da sua impotência. Todavia, o fato de falar no assunto no seu blog pode tocar o coração de algum poderoso e as autoridades realmente passarem para a prática de construir um asilo de acolhimento para os animais. Vou torcer por isto.
    Parabéns pela coragem de se expor.
    Beijo afetuoso, Laura Lucia

    ResponderEliminar
  11. Sónia já não apareces há muito tempo, ta td bem?

    ResponderEliminar
  12. boa tarde, gostaria que alguem me infor onde posso me deslocar,pois encontrei uma cxa com oito caes pequenos ao pe de um caixote do lixo, e não tenho condicoes para os ter.Jorge, ourem.

    ResponderEliminar

OBRIGADA PELA VISITA.

Sónia Meirinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...