( Esta foto tirei-a ao tecto da gruta pois adorei o pormenor das gotículas de água que são os pontos brilhantes )
Este Sábado à tarde apeteceu-me ir dar uma volta pela serra. Há imenso tempo que não dava assim uma caminhada pela natureza e estava um dia lindo para isso. Depois falei com o Bruno e ele deu a ideia de irmos ver uma gruta onde ele costuma "explorar" quando era pequeno e dava as suas voltas de bicicleta. A gruta é excelente. Começou a ser explorada mas foi depois abandonada e os acessos são apenas estradas pelo pinhal e para lá chegar tem que se saltar sobre pedras e vegetação.
À entrada temos escadas o que facilitam imenso o acesso ao interior. É espantoso. Eu sempre adorei ver grutas mas entrar numas que não são para visitar numa espécie de aventura tem o seu divertimento. Lá fomos nós equipados de 2 lanternas, água e claro, a minha máquina fotográfica.
Claro que com o flash parece tudo iluminado mas não se vê um palmo à frente dos olhos. Escuro a 100% e a temperatura super agradável e um ar que nem pesa a respirar. O meu amor sempre foi um aventureiro e explorador quando era mais novinho. Para ele foi bom voltar ali passados uns 10 anos.
Claro que a surpresa para mim foram as AMORAS. Há anos que não as comia nem apanhava e já tenho visto por aqui receitinhas com amoras de quem as colhe. Pois bem, por ali haviam imensas silvas e ao ver estas frutinhas deliciosas não resisti em encher uma garrafa de meio litro delas. O meu amor ajudou-me imenso e chegou às maiores que se encontram mais altas ou na parte mais densa da silva.
Depois de chegarmos a casa resolvi fazer um doce com elas. Foi a primeira vez que fiz algo do género mas tenho a dizer que quando provei o preparado final fiquei tontinha de todo...ficou delicioso o doce!! Vai aqui já como fiz.
Ingredientes ( rende cerca de 250 ml de doce):
- Cerca de 5 mãos cheias de amoras ( deixei algumas de parte );
- 3/4 de chávena de chá de açúcar;
- 2 colheres de sopa de água;
- 1 colher de chá de canela em pó.
Coloquei tudo num tacho e deixei ferver um pouco. De seguida piquei tudo mas não demasiado. No fim juntei as amoras inteiras, dei mais uma picadela rápida e voilá!!! Ficou delicioso. Nunca tínha feito nem comido e agora já sei de algo que vou começar a fazer mais vezes.
Como podem ver há uns bocadinhos maiores. Vai ser óptimo comer com uns waffles :)
Beijos enormes e bom fim de semana
este doce é uma delicia este ano já o fiz umas 3 vezes!!
ResponderEliminarbjs
Maravilha de doce!
ResponderEliminarE que lindo passeio!
Beijinhos grandes.
Muito bom esse doce de Amora,eu tambem adoro explorar a natureza,essas grutas selvagens têm mais encanto por isso,bjs
ResponderEliminarOla, então tambem te rendes-te á aventura das amoras? heheheee...
ResponderEliminarSão deliciosas, e no verão sabe bem sair de casa para passear, fazer piqueniques, etc. No caminho colhemos as frutas silvestres e são sempre uma delicia.
Tenta apanhar mais, lavas e congelas e terás frutinhas para semifrios, doces, pudins, gelados, etc. ao longo do inverno.
Beijinhos doces
Eu adoro amoras, seja em bolos ou em doces ... Não consigo resistir mesmo!
ResponderEliminarBjinhos
Olá Sónia
ResponderEliminarAdoro doce de amoras, é tãoo bom, e com aqueles pedaços que ficam que sabem tão bem na boca. Com waffles deve ser maravilhoso!
Beijinhos
Ainda não consegui arranjar as amoras...
ResponderEliminarEssa cor está tão linda!
Sonia...que delicia deve ser essa compotoa...deliciosa só pela foto, parabens...
ResponderEliminarbjs
Paula
Eu nem sou grande fã de amoras, mas essa colherada tem uma cor liiinda! :)
ResponderEliminarBeijinhos.
Que lindo lugar Sônia, mas confesso que sou medrosa para fazer esses passeios...rs.
ResponderEliminarE que delícia amoras, há anos não as como.
Beijos
Fla
aaaaaaaaaaaiiiiiiiiii... Vou ter um treco amo amora! Que passeio demais hein! Adorei!
ResponderEliminar