quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Raviolis de Atum, Salsa e Azeitonas com Molho de Tomate, Pimento e Cogumelos


Há imenso tempo que queria comprar uma máquina de esticar massa de forma a poder fazer as minhas próprias massas caseiras, a meu gosto. Finalmente fui comprar uma e vim toda contente para casa com ela!! Logo nesse dia preparei massa que serviu para fazer uns raviolis e ainda experimentar os cortadores da máquina. Agora pareço uma criança que acabou de receber um brinquedo muito desejado... eis então o primeiro resultado!!!!
Pontos a referir, a massa podia estar ainda um pouco mais fininha e cozer mais tempo... mas não fina demais para não rebentar. De resto, amei!!!!! 

Tive a ideia desta receita pois há uns dias almocei com uma amiga minha ao lado da minha casa num Rodízio de Pizzas. No entanto eles têm um menu e nele constam algumas massas e nesse dia pedi Raviolis de Camarão com Parmesão e Brandy... estavam uma delícia!!! Fiz a minha versão que também adorei!

Atenção, no meu caso sobrou recheio, o que fiz ao restante foi adicionar maionese e ficou assim um belo patê.

Ingredientes:

- 2 ovos;
- 200 gr. de farinha;
- Farinha para Polvilhar.

- 2 latas de atum;
- Salsa fresca picada;
- Azeitonas pretas picadas.

- Azeite;
- 1 tomate em cubinhos;
- Pimento vermelho picado;
- Cogumelos frescos;
- Alho em pó;
- Sal;
- Manjericão;
- Pimenta preta;
- 1 colher de sopa de Whisky;
- Queijo em cubos.

Para a massa, misturar os ovos com a farinha. Cortar em pedaços mais pequenos, polvilhar com farinha e ir esticando desde o mais espesso ao mais fino.
Para o recheio, picar numa picadora o atum, salsa e azeitonas pretas.

Para fazer os Raviolis cola-se um pouco de Recheio por cima da massa e cobre-se com outra camada de massa, cortando com um molde. No meu caso não tinha usei uma chávena de café. Passei ainda com o garfo nas bordas como demonstra a imagem mais em baixo.

Cozer os raviolis em água com sal e um fio de azeite.

Para o molho, cozinhar os legumes em azeite e temperar com alho, pimenta, sal, manjericão e Whisky. Juntar ainda umas azeitonas.

Servir os raviolis com molho de tomate, cubos de queijo e manjericão fresco. 
























8 comentários:

  1. eu logo vi que tu não ias descansar enquanto não pusesses a máquina a render... lol
    nunca comi raviolis de atum, mas devem ser deliciosos.

    ResponderEliminar
  2. Também tenho uma máquina igual a essa. Adorei a tua sugestão do recheio de atum e azeitonas.
    Vou experimentar um destes dias.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas

    ResponderEliminar
  3. Sónia, para primeira experiência, correu mesmo bem!
    Eu adoro fazer massa, depois de lhe apanharmos o jeito fazêmo-la num instante.
    Deixo-te uma sugestão para os ravioli: como referes, esticar a massa mais fina e depois de distribuires o recheio, passa o dedo molhado à volta, como que a marcar onde vai cortar. Assim quando sobrepões a outra placa de massa, basta calcares com os dedos que elas colam.
    Acho que me fiz entender...
    :)
    Fiquei com vontade de ir fazer raviolis! :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Sónia, onde se adquire uma máquina destas?
    Há imenso tempo que procuro uma mas não as encontro à venda...
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! Gostei da receita:) agora é tentar encontrar uma maquineta dessas e por mãos à obra também:)

    ResponderEliminar
  6. Olá Sónia :)
    Quero dizer-te que adoro o teu blog! Venho sempre visitar!;)
    Explicas tudo muito bem e adoro ver os passos todos em fotos!!
    Adoro ver também o convívio em família, dá.me uma saudade das minhas avós e tia queridas :)
    Um beijinho grande e continua sempre assim!;)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas!!!!

    Susana, obrigada pelas dicas, por acaso fiz isso com a água até porque a massa já estava um pouco seca quando os fiz.

    A minha máquina comprei numa loja de chineses e custou cerca de 20 Euros. Já as vi em lojas de especialidade mas rondam sempre os 70 Euros e acho um pouco demais.

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar

OBRIGADA PELA VISITA.

Sónia Meirinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...