Vou então postar a receita do meu bolo de aniversário. Fui eu que o fiz na sexta-feira de noite para estar bem fresquinho e pronto a comer no dia seguinte. Este pão de ló já tínha feito no aniversário da minha mãe e resolvi usar a mesma base. Fiquei muito contente pois nas compras encontrei já morangos com bom aspecto. Ainda não têm aquele sabor docinho mas no bolo ficaram muito bem.
Ingredientes para o pão de ló de amêndoa:
- 7 ovos;
- 225 gr. de açúcar;
- 150 gr. de farinha;
- 75 gr. de amêndoa em pó ( usei 100 gr - 1 pacote );
- 2.5 gr. de fermento em pó;
- 50 gr. de amêndoa moída ( não usei ).
Primeiro começar por bater os ovos com o açúcar, tudo muito bem com a batedeira. De seguida adicionar a farinha, fermento e a amêndoa e envolver. Mexer com a mão se necessário para misturar bem os ingredientes.
De seguida untar as bordas de uma forma com manteiga e farinha e no fundo colocar papel vegetal ( também untei ).
Verter o preparado na forma e levar a forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 25 minutos.
Enquanto o bolo cozinhava fiz o chantilly.
Ingredientes para o chantilly:
- 2 pacotes de natas frias de 500 ml. cada;
- 7 colheres de açúcar de confeiteiro.
Bater as natas até ficarem firmes e de seguida adicionar o açúcar e bater mais uns minutos. Depois colocar no frio até ser utilizado.
( Fiz em grande quantidade pois o Bruno fez um doce que também levava, mesmo assim ainda sobrou. Para a próxima uso menos ).
Depois de o bolo estar cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer. Desenforma-se e depois corta-se ao meio para rechear. Usei a calda de ananás para húmeder o pão de ló. Para rechear coloca-se chantilly a gosto e ananás cortado em pedaços pequenos. Cobre-se com a outra metade.
No fim decora-se a gosto. Eu como adoro frutas nestes bolos coloquei metades de morangos e decorei com o resto do ananás. Não ficou perfeita a decoração, longe disso, mas ficou um bolo delicioso, fofo e húmido como gostamos!!
Aqui ficam umas fotos do interior e da fatia do bolo. Espero que gostem do aspecto.
Quanto à velinha para cantar os parabéns... não comprei nada mas improvisei usando uma que já tínha em casa!! Digam lá que não é engraçada... muito sexy!!! Hihihi!!!














