sábado, 30 de outubro de 2010

Bacalhau Cozido acompanhado de Batatas, Grão e Camarões


Um prato muito nosso e muito apreciado por imensa gente. Quem nunca fez um simples cozido de bacalhau, batatinhas e grão?? Faz parte de nós e por vezes é isto mesmo que nos apetece. Não tem segredos nenhuns e é das coisas mais simples de se fazer mas que no entanto sai sempre bem ( a não ser que o bacalhau fique salgado demais ), mas até para isso existem soluções. Para o Bruno fiz umas batatas, eu dispenso-as nesta comida e fico-me pelo grão que sempre foi meu aliado com o bacalhau. Juntei ainda uns camarões que também são sempre muito bem vindos em nossa casa :)

Ingredientes:
- 1 batata;
- Água q.b.;
- 1 posta de bacalhau demolhado;
- 1 folha de louro;
- Alho em pó;
- Camarões;
- Sal, q.b.;
- 1 lata de grão cozido.

Cozer tudo ( excepto o grão ) em água, sal, louro e alho em pó. No fim juntar o grão escorrido para aquecer. Servir com azeite!!

Podem ainda acompanhar com um picado de salsa e cebola que fica sempre bem. Como não tinha salsa fresca não usei. 

Para sobremesa comemos Profiteroles ( Pack Gourmet do Continente ), com gelado de baunilha, molho de chocolate e granulado de amêndoa. 




sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tortelloni Verde com Queijo Ricotta e Espinafres acompanhado de Salmão e Camarão ao Molho de Whisky


Desde que experimentei fazer os camarões com alho e whisky que tenho usado esta bebida com mais frequência, em especial pratos com peixe. Acho que dá um sabor bastante agradável além de que nos deixa mais alegres no fim da refeição :) 
Comprei estas massas frescas do Continente que gosto imenso e resolvi fazer com um acompanhamento de salmão e camarão. É muito rápido de fazer pois o acompanhamento não dá grandes trabalhos e as massas cozem em poucos minutos. 
Ingredientes:

- 2 alhos laminados;
- 2 colheres de sopa de margarina;
- 4 camarões cortados a meio ( usei 20/30 );
- 1 lombo de salmão;
- Sumo de 1/2 limão;
- 2 colheres de sopa de cerveja;
- 2 colheres de sopa de whisky;
- Ervas de Provence;
- Sal, q.b.

_______________

- Tortelloni verde fresco;
- Água q.b.;
- Sal, q.b.

Para o acompanhamento, alourar o alho na margarina. Adicionar os camarões e deixar alourar de ambos os lados. Juntar o lombo de salmão e temperar com limão, cerveja. Deixar cozinhar e depois desfazer o lombo em pedaços. Acrescentar o whisky e temperar com ervas de provence e sal. Deixar apurar bem o molho. 

Entretanto ferve-se água com sal e colocam-se os tortellonis. 3 a 4 minutos é suficiente. 








quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Filmes altamente recomendados... por mim! ( Trailers )





Grelhados de Pescada e Espargos acompanhado de Batata cozida e Salada de Tomate


Já tinha usado espargos em conserva, mas de facto o seu sabor e texturas não me convenceram nada. Resolvi então comprar frescos e é de facto mil vezes melhor. Adoro a sua textura semi-crocante!! Delicioso. Tenho é de cortar da próxima um pouco mais da base pois é amarga. Fiz uns grelhados com espargos e pescada e um acompanhamento bem simplório e bom!! 

Ingredientes:

- 3 batatas;
- Água q.b.;
- 1 folha de louro;
- 1 fio de azeite;
- Sal, q.b.

_________________________
- Azeite para pincelar;
- 4 espargos frescos;
- 2 lombos de pescada;
- Sal, q.b.;
- Ervas provence;
- Limão.
Cozer as batatas em água, sal, 1 fio de azeite e 1 folha de louro.

Pincelar o grelhador e grelhar a pescada e os espargos. Temperar com sal e ervas de provence. No fim serve-se com batatas e salada de tomate. Reguei o peixe e espargos com sumo de limão.





quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sobremesas de Soja com Aroma a Baunilha


Não vos venho mostrar agora nenhuma comida que tenha feito, venho sim mostrar-vos umas sobremesas rápidas que por vezes compro para mim e gosto imenso. Estão na área de produtos naturais do Continente ( Área Viva ) e pessoalmente adoro. São umas sobremesas de soja com aroma. Têm a chocolate, baunilha e não sei se terão mais. Ainda só experimentei de baunilha, de chocolate não tenho grande curiosidade para já. São muito cremosos e o sabor é suave. É apenas uma sugestão. Quem experimentar espero que goste, e quem já tiver provado de chocolate que me diga o que acha do sabor. 

Beijinhos

Lasanha de Salmão, Cogumelos e Delícias do Mar


Se há lasanhas que adoro são as de peixe. De carne também são muitas boas mas a minha relação com o peixe está melhor do que nunca. Também já mencionei que adoramos salmão em casa e é o peixe mais consumido por nós. Sim, existem imensas variedades, etc, mas nós compramos e fazemos aquilo que realmente gostamos, e se não é para comer com prazer mais vale é não comer :)!! Eu partilho neste espaço os meus gostos pessoais, culinários ou não, e se tiver de colocar 20 receitas de salmão seguidas para mim isso não é problema!! :) Aliás, até era óptimo.
Outro pormenor nas lasanhas, gosto delas bem cremosas. Mas para quem apreciar as camadas mais definidas e mais secas basta reduzir bechámel. 

Ingredientes:
- Azeite;
- Alho em pó;
- 2 lombos de salmão;
- 2 colheres de sopa de cerveja;
- 1 lata de cogumelos;
- 6 delícias do mar;
- 500 ml. de bechámel + 200 ml. para envolver na mistura;
- 1 caldo de marisco;
- Placas de lasanha fresca;
- Queijo emental ralado.

Cozinhar os lombos de salmão em azeite, alho em pó e cerveja. Juntar os cogumelos e deixar apurar. Entretanto na picadora picam-se as delícias do mar. Por fim junta-se à picadora o salmão e cogumelos escorridos e pica-se novamente um pouco. No tacho onde se cozeu o peixe coloca-se tudo novamente, 200 ml. de bechámel e um caldo de marisco. Deixa-se apurar bem durante uns minutos.  
Agora é a montagem da lasanha. Intercala-se as placas de lasanha com o recheio, queijo ralado e mais bechámel. Termina-se com uma placa, bechámel e queijo ralado. Levar ao forno cerca de 20 minutos.








terça-feira, 26 de outubro de 2010

Batatas às rodelas assadas e Frango assado no Forno


Para esta receita ( as batatas ) baseei-me neste post da Jú ( Desastres Culinários ). Claro que as minhas batatinhas não ficaram nadinha parecidas com o resultado dela, terei de cortar ainda mais finas e certamente aumentar a temperatura do forno para ficarem com aquele ar estaladiço. Mas apesar de não sair como pretendia inicialmente não significa que não tenham ficado saborosas. Para acompanhar fiz também um assado de frango com tomate cherry.Uma refeição bem ao gosto da casa, e agora que bem sabe o quentinho do forno na cozinha...

As receitas que vou colocar é do mais simples, pois basta colocar tudo nas travessas em cru, com temperos, etc, e levar ao forno!


Ingredientes ( Batatas ):


- 1 batata grande em rodelas finas;
- Azeite;
- Alho em pó;
- Colorau;
- Sal;
- 2 folhas de louro.


Pincelar a travessa com azeite e dispor os as rodelas de batatas. Temperar a gosto e levar ao forno até cozinhar.


Ingredientes ( Frango ):

- 2 peças de frango limpas de pele;
- Azeite;
- Sal;
- Colorau;
- Alecrim;
- Salsa seca;
- Alho em pó;
- Folhas de Louro;
- 4 colheres de sopa de cerveja;
- Tomates cherry lavados.


Dispor tudo na travessa e temperar com quantidades a gosto ou mesmo com outros temperos que apreciem mais. Levar ao forno juntamente com as batatas até cozinhar. 




Uma refeição bem do nosso agrado!!






segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cobertura de Mascarpone, Limão e Sementes de Papoila ( Bolo de Aniversário )


Este foi o bolo que fiz para o aniversário do meu avô, no dia 10 de Outubro. Queria algo diferente que não fosse cobertura ou recheios de chantilly, chocolate, etc. Por isso lembrei-me de ver aqui esta versão muito diferente do habitual. Tenho que admitir que foi um risco, primeiro porque nunca tinha experimentado mascarpone, depois porque é um passo um pouco arriscado fugir ao mais tradicional. Resultado final, amei amei!! É um contraste de sabores excelente e o queijo é mesmo muito suave. O limão é que se destaca e acreditem que voltarei a repetir. Não vim colocar receita de bolo pois apenas fiz uma massa simples com pedaços de ananás. Cortei o bolo ao meio e recheei também com o mesmo creme. Acreditem, é de facto muito bom!! Mas não digam às crianças que leva queijo senão já nem lhe pegam antes de provar!! Sim, fiz isso e começaram logo a estranhar.

Ingredientes para a cobertura/Recheio:

- 2 embalagens de marcarpone ( cerca de 500 gr. no total );
- Sumo e raspa de 1 limão;
- Açúcar em pó ( cerca de 8 colheres de chá );
- Sementes de papoila.

Basta misturar todos os ingredientes. A nível de açúcar tive de ir colocando e provando. O creme só em si não é  a coisa mais agradável, mas juntamente com o bolo é do melhor.
Por cima do bolo coloquei ainda amêndoa granulada e confetis coloridos.




Aniversário do meu avô ( 10-10-10 )


Uma data interessante para se comemorar o aniversário!! Felizmente calhou a um Domingo:) O meu avô nesse dia foi o bebé da família e para tal convidou os netinhos, a filhota e ainda os meus padrinhos e a sua tropa de filhotes :) Se os habituais Domingos já são de festa a juntar uma celebração destas ainda melhor. A mesa esteve cheia e para melhorar mais as coisas foi o segundo domingo do mês, ou seja, DOMINGO DO FRANGO! Pois foi, a ementa foi a nossa tradicional destes dias, o sempre maravilhoso frango assado com e sem picante, batatecas fritas, arroz, saladinha e ainda tivemos as sobremesas. Os meus padrinhos trouxeram sonhos ( que estavam uma perdição ), a minha tia trouxe um Pudim Flan dos Mandarim ( dos mais apreciados por nós ) e eu levei o bolo de Aniversário ( colocarei depois um post ). Foi, mais uma vez, um domingo muito bem passado! Casa cheia, barulho, confusão, tudo do bom e do melhor :) Deixo aqui as fotos alusivas a esse dia!! Espero que gostem. Beijinhos





























Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...